NOSSA BIBLIOTECA VIRTUAL

EM ANDAMENTO.  Aguardem!!!

  1. Metodologia do Ensino Superior: saberes e fazeres da/para a prática docente. 2009.(http://books.google.com.br/books?id=J3CKLoUbKgwC&pg=PA59&dq=did%C3%A1tica+do+ensino+superior&cd=9#v=onepage&q=did%C3%A1tica%20do%20ensino%20superior&f=false)
  2. Alternativas no Ensino de Didática. 2008. (http://books.google.com.br/books?id=xtalWlmOXF8C&pg=PA18&dq=did%C3%A1tica+do+ensino+superior&ei=0FfWS7iaDI_yzQTY1tW9CQ&cd=4#v=onepage&q=did%C3%A1tica%20do%20ensino%20superior&f=false)
  3. A Prática Pedagógica do Professor de Didática. 2008. (http://books.google.com.br/books?id=ssek7jauxm8C&pg=PA92&dq=did%C3%A1tica+do+ensino+superior&lr=&ei=o1nWS-3eNZzayQT_6-mjCQ&cd=11#v=onepage&q=did%C3%A1tica%20do%20ensino%20superior&f=false)
  4. Reconfigurar a Profissionalidade Docente Universitária: um olhar sobre ações de atualização pedagógico-didática. 2010. (http://books.google.com.br/books?id=zZ5KhvMzuWEC&pg=PA156&dq=did%C3%A1tica+do+ensino+superior&lr=&ei=RFrWS6rYOYaozQSanJCSCQ&cd=13#v=onepage&q=did%C3%A1tica%20do%20ensino%20superior&f=false)
  5. Pedagogia Universitária: a aula em foco. 2007. (http://books.google.com.br/books?id=fuvWVZn8wsYC&pg=PA231&dq=avalia%C3%A7%C3%A3o+da+aprendizagem+e+ensino&lr=&ei=gu3YS-T9O4L0ygTdkdzLCQ&cd=43#v=onepage&q=avalia%C3%A7%C3%A3o%20da%20aprendizagem%20e%20ensino&f=false)
  6. O professor e a pesquisa. 2007. (http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=_MEaXAlG4g0C&oi=fnd&pg=PA3&dq=PROFESSOR+REFLEXIVO+E+PESQUISADOR&ots=oZAQI-P4UN&sig=zhn18rLB7pkar2ELuEIsjLK_k_Q#v=onepage&q=PROFESSOR%20REFLEXIVO%20E%20PESQUISADOR&f=true)
  7.   

PARABÉNS A VOCÊ...

Desejamos Feliz Aniversário a todos aqueles que  estão tendo o prazer de completar mais um ano de vida.
Isso é  um privilégio, uma dádiva divina.
Parabéns no seu dia e que Deus lhe conceda
paz, saúde e alegria!!!

JANEIRO
2 - Thiago Oliveira
15 - Cassia Pereira
FEVEREIRO
6 - Amanda Cavalcanti
11 - Maria Ivoneide Batista
16 - Paulo Carneiro
18 - Isabelly Leão
MARÇO
1 - Matheus Gueiros
ABRIL 
9 - Cássia Rodrigues
21 - Mauricio Araújo
22 - Conceição Alvares
29 - Suely Gomes

MAIO
15 - Marco Aurélio
21 - Wilson Galindo








Atualidades sobre Educação


A Futuro Eventos e a Editora Melo, ambas paranaenses, são responsáveis pela organização de grandes eventos sobre educação nas diversas regiões do Brasil, assim como pela produção e distribuição da Revista Aprendizagem. Nos seus quadros de palestrantes e colaboradores contam com alguns dos maiores profissionais da educação nacional, entre eles: Celso Antunes, Francisco Cordão, Júlio Furtado, Vasco Moretto, Celso Vasconcelos, Pedro Demo, José Pacheco, Cipriano Luckesi, Rubem Alves e outros.
Para ficar por dentro dos eventos programados para 2010, assinatura da revista e compra dos livros desses autores, é imprescindível acessar os sites: http://www.futuroeventos.com.br/novo-site/ e http://www.editoramelo.com.br/

O professor pesquisador na contemporaneidade

            As exigências do mercado atual vêm exigir do profissional de educação uma nova prática educativa, objetivando atender as diversas necessidades que foram desencadeadas a partir da globalização e consequentemente dos novos paradigmas do ensino e da aprendizagem. Essa nova era educacional traz, sem dúvida, modificações notáveis ao perfil do educador, sem as quais este profissional estará à mercê da obsolência. 
         Para acompanhar as transformações sociais, políticas, educativas etc, é indispensável uma busca incessante pelo conhecimento, a qual será concretizada a partir da pesquisa pessoal e acadêmica que permitirá uma visão mais ampla para a atividade pedagógica, como também, proporcionará uma compreensão mais aclarada da realidade analisada à luz da teoria. 
           Este blog vem contribuir para o incentivo à pesquisa, indicando sites e blogs sobre educação,  e possibilitando, assim, um contato mais direto com textos específicos que possam inserir o docente nas questões atuais  relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem. Usufruam!

Links interessantes:  
Didática do Ensino Superior - Profa. Yara Rosa Melo Susuki  (http://www.scribd.com/doc/22930962/Dies-36)
Didática do Ensino Superior - - Autor: Imídio Nérici (http://www.dem.fmed.uc.pt/Bibliografia/Livros_Educacao_Medica/Livro14.pdf)
Aprender: O Portal do Ensino Superior (http://www.aprendervirtual.com.br/dicasInterna.php?IDx=177)
41 Grandes Pensadores (http://revistaescola.abril.com.br/edicoes-especiais/022.shtml)
Planos de aula por Modalidade de Ensino - Nova Escola (http://revistaescola.abril.com.br/planos-de-aula/)
Extra:

Vida Maria: A resenha

E pra começar vamos mostrar a resenha de Claudia Maria Alves Henriques sobre o curta - metragem Vida Maria, Obra premiada em vários festivais no Brasil dirigido pelo diretor Márcio Ramos em 2006.

Nossa Amiga Conseguiu sintetizar com muita sensibilidade um material tão rico e amplo de significações como é um filme. Boa inspiração para as próximas resenhas do curso.


Filme: Vida Maria.
Direção e Produção: Márcio Ramos.
Ceará: VIACG, 2006. 9 min. son. color. 35mm.

O cinema brasileiro passou por um longo período de crise, onde as produções nacionais se limitavam a filmes de pouca qualidade e nenhuma criatividade, com raríssimas exceções. A partir da década de ’90, mais precisamente em 1995, depois de inúmeros incentivos do governo, ocorreu o que os estudiosos de cinema chamam de “retomada do cinema brasileiro”. Onde havia a preocupação de fazer um cinema crítico e popular ao mesmo tempo. No ano de 2006, dez anos depois de iniciado o período de retomada do cinema nacional, uma animação produzida no ceará se destaca pela qualidade, pela comoção causada e pela capacidade de provocar o telespectador e forçá-lo a refletir sobre as condições de vida nos sertões do nordeste brasileiro.

“Vida Maria” é um curta-metragem em 3D, lançado no ano de 2006, produzido pelo animador gráfico Márcio Ramos, que venceu inúmeros festivais nacionais e internacionais no ano de seu lançamento. Com apenas nove minutos de exibição, o curta denuncia a ausência de escolarização e as condições precárias de vida de várias gerações de mulheres do sertão cearense. A animação acompanha a rotina da personagem “Maria José”, uma menina que se diverte aprendendo a escrever o nome, mas que é obrigada pela mãe a abandonar os estudos e começar a cuidar dos afazeres domésticos.

“Maria José” é apenas mais uma Maria que deixou de lado os estudos e se dedicou à casa, ao marido e aos filhos, vivendo em estado de auto-anulação, onde sua vontade e seus sonhos não ultrapassam a cerca da casa onde vive. O filme de Márcio Ramos explora as limitações e a falta de perspectiva que essas mulheres enfrentam durante toda a sua vida, se repetindo por diversas gerações.

Mais que isso, “Vida Maria” transborda os limites do sertão, aproximando-se também das mulheres pobres urbanas, que da mesma forma que “Maria José” vivem a mercê do marido, cuidando da casa e dos filhos.

Não é possível deixar de comparar a animação “Vida Maria’ com a obra literária do renomado autor pernambucano João Cabral de Melo Neto e o seu belíssimo “Morte e Vida Severina”. Onde as vidas severinas e marias se entrecruzam em vários e tristes aspectos.

Pelo ponto de vista técnico, observa-se que o curta atende as expectativas do público, pois traz o máximo de realidade que uma animação pode trazer para uma tela. É possível notar a aridez do sertão nos momentos que a personagem vaga pelo quintal e também sentir o calor quando “Maria José” olha o sol escaldante do seu quintal.

Márcio Ramos conseguiu fazer uma obra prima brasileira com o seu excelente e premiadíssimo “Vida Maria”. Um filme que merece ser visto e discutido por nordestinos, brasileiros e pessoas do mundo inteiro.


Claudia Maria Alves Henriques é pós-graduanda pela Faculdade Senac no curso de Docência do Ensino Superior.

E-mail :claucalu@uol.com.br

A casa está aberta !

Olá a todos! Atendendo a pedidos e sugestões o nosso blog está fundado! Decidimos faze-lo por acreditar que essa ferramenta irá ajudar e muito na divulgação de nossas idéias, trabalhos e até mesmo de interagir de maneira mais direta com outras alunos de pós-graduação em Docência do Ensino Superior, ou na área de educação.

Somos Alunos da Faculdade Senac,em Recife - PE http://www.faculdadesenacpe.edu.br - O curso de Docência do Ensino Superior tem sido uma agradável descoberta a todos da turma. já conseguimos, apesar do pouco tempo de convivência, enxergar vários talentos e habilidades e temos em comum uma inquietação própria daqueles que desejam mais do que ensinar, desejam transformar a si e ao outro de forma intensa através da educação. Pesquisar, discutir, compartilhar experiências de ensino e viver essa prática da vida docente de aprender e ensinar. Nada mais justo então , em nosso entendimento do que abrir uma janela para que nós possamos colocar nossas ideias no mundo e trazer o mundo as nossas idéias.

Sendo assim, bem vindos! A casa está aberta!

Sobre este blog

Blog dos Alunos do curso de Pós - Graduação de Docência do Ensino Superior da Faculdade Senac em Recife. Espaço Dedicado a mostra de nossos trablhos acadêmicos e a interatividade com outros cursos de pós-graduação em formação superior.

Seguidores